Vitaminas e Minerais são compostos cruciais para o bom funcionamento das funções do corpo. Mesmo que você tenha hábitos saudáveis de alimentação e pratique exercícios de forma regular, pode ser que seu corpo não esteja conseguindo todas as vitaminas que precisa.
Por isso, a seguir, você encontrará algumas dicas importantes sobre o uso dos principais suplementos vitamínicos, que são o magnésio, o ômega 3 e a vitamina D3.
Como saber se preciso de suplementação extra?
O corpo funciona em um delicado equilíbrio entre vitaminas e minerais, que precisam estar constantemente balanceados.
A maior parte das vitaminas que precisamos podem ser obtidas por meio da alimentação, em um consumo adequado de peixes, frutas e legumes. Estudos recentes, entretanto, apontam que, nos últimos trinta anos, houve uma diminuição de 50% na concentração de nutrientes e vitaminas nas frutas e vegetais. Além disso, a criação de peixes em cativeiros diminui significativamente a concentração desses componentes, tornando seu consumo muito ineficiente para absorção de vitaminas.
Percebe-se, portanto, que apenas a ingestão desses tipos de alimentos pode não ser o suficiente para suprir as necessidades vitamínicas do corpo.
Em decorrência de tal cenário, é comum que pacientes passem a relatar gripes e resfriados com uma maior frequência, além do agravamento de outras doenças.
A suplementação é considerada, por profissionais da saúde em geral, uma forma de prevenção desses problemas.
Como utilizar a suplementação de vitaminas?
A preocupação com a suplementação não é novidade para ninguém, não é mesmo? O mercado está cheio de complexos vitamínicos pré-prontos que prometem uma melhora geral da qualidade de vida do comprador.
O problema é que nem sempre essas vitaminas estão em concentrações adequadas para que o corpo as absorva. Além disso, a fim de diminuir os custos de produção, laboratórios que vendem tais suplementos pulam etapas essenciais, como a quelação.
A seguir, você encontrará algumas das principais vitaminas e minerais que podem ser utilizadas na suplementação e qual a forma correta de adicioná-las em sua rotina.
Magnésio
Dentre os sintomas causados pela falta deste componente no corpo estão a fadiga, fraqueza, cãibras, náusea, vômitos, perda de apetite e muito mais – já que o Magnésio atua por meio de 300 funções enzimáticas, ocasionando 1.200 reações ao corpo humano.
O magnésio pode ser depletado por medicamentos como os contraceptivos orais e antibióticos. Apesar de ser encontrado em verduras e legumes verde-escuros, técnicas agrícolas tendem a diminuir a concentração do elemento no solo.
Ômega 3
Encontrado em peixes e outros animais de águas frias, essa vitamina é essencial para o funcionamento do cérebro e a manutenção de atividades cardiovasculares.
O uso desse composto como suplemento é útil para controle de quadros de Transtorno Obsessivo Compulsivo, depressão pós-parto e outras condições mentais que se agravam pela deficiência do componente.
Vitamina D3
Apesar de seu nome, a vitamina D3 é, na verdade, um hormônio esteróide. A deficiência de vitamina D pode causar problemas como a hipertensão, dificuldades de cicatrização e até mesmo perda óssea.
Seu uso, aliado com a exposição solar moderada, pode apresentar significativa melhora na saúde geral do indivíduo.
Conte com a Farmácia Sempre Viva para ajudar na suplementação
Desde 2004, a Farmácia Sempre Viva atua no campo da manipulação de fármacos e complexos vitamínicos a fim de auxiliar pacientes de todo Brasil a adquirir uma melhor qualidade de vida.
Vitaminas podem contribuir imensamente para uma vida mais saudável e, por isso, dentre os produtos que oferecemos, estão suplementos vitamínicos como a vitamina D3, ômega 3, o magnésio (Triplo Magnésio).
Acesse nosso site e entenda melhor como podemos te ajudar a ter uma vida mais plena e saudável.
Veja mais: Morosil – Amino – Picolinato de Cromo – Ioimbina