pessoa levando um garfo na mão até a boca, representando uma alimentação saudável indicada por especialistas

Alimentação saudável: saiba como se manter bem-alimentado

Manter uma alimentação saudável é fundamental para garantir um bom funcionamento do organismo e, consequentemente, uma vida mais saudável e produtiva.

Com a rotina agitada que, muitas vezes, enfrentamos, pode ser difícil escolher alimentos realmente benéficos para a saúde.

No entanto, conhecer os principais erros cometidos na dieta e o que deve ser feito para se manter bem alimentado é um primeiro passo importante. Acompanhe.

O que é ter uma alimentação saudável?

Muitas pessoas associam uma alimentação saudável a um hábito sem graça e restritivo. No entanto, esse conceito está longe de ser verdadeiro.

Uma alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, sem desconsiderar o prazer e o sabor na hora de se alimentar.

Para uma alimentação verdadeiramente saudável, é importante considerar a variedade e o equilíbrio dos alimentos consumidos, além da quantidade adequada e a qualidade dos produtos escolhidos.

A importância de se manter sempre bem-alimentado

Manter-se bem alimentado significa muito mais que simplesmente saciar a fome. Uma dieta equilibrada e adequada é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Alimentação saudável

A alimentação inadequada é um fator de risco para diversas enfermidades, como obesidade, diabetes, hipertensão e até alguns tipos de câncer. Além disso, a falta de nutrientes essenciais pode levar à desnutrição e comprometer a saúde de forma ainda mais grave.

Portanto, manter uma alimentação saudável é crucial para garantir um bom estado de saúde e qualidade de vida.

Maiores erros alimentares que afetam a saúde

Atualmente, é cada vez mais comum uma alimentação inadequada no prato do brasileiro.

Com a correria do dia a dia, muitas vezes, acabamos recorrendo a alimentos rápidos e pouco saudáveis, produzidos em larga escala, provocando um aumento no número de pessoas que não seguem uma dieta correta.

Nesse sentido, é importante ressaltar os principais erros cometidos quando o assunto é alimentação saudável:

  • A baixa ingestão de proteínas – são elas que dão saciedade e que vão ajudar a evitar a vontade de comer a todo momento;
  • A ausência de verduras, frutas e legumes, fontes de vitaminas e fibras;
  • A desidratação, que pode ser evitada com o consumo adequado de água;
  • A falta de variedade nos pratos, que podem apresentar menos nutrientes;
  • O consumo excessivo de açúcar, que está relacionado ao desenvolvimento da obesidade.

É importante evitar cometer esses erros e manter uma alimentação saudável e equilibrada para garantir uma boa saúde e qualidade de vida.

Veja também: Cápsula Anti Fome Espirulina

Tenha em mente que nossa dieta, dita moderna ou ocidental está baseada no consumo exacerbado de carboidratos refinados, açúcar e gorduras pouco saudáveis, provenientes de óleos vegetais – soja, canola, milho, etc.

Dicas para uma alimentação saudável

Se você quer saber como ter uma alimentação saudável, na prática, fique atento às seguintes dicas:

Homem saudável

1. Busque diversidade em sua alimentação – comer uma dieta diversificada rica em alimentos integrais pode levar a um microbioma diversificado, o que é benéfico para sua saúde. Prefira sempre alimentos integrais e naturais – mais feira e menos prateleira.

2. Consuma diariamente, pelo menos, três porções de legumes e verduras para compor as refeições e três ou mais porções de frutas em sobremesas e lanches;

3. Consuma diariamente três porções de laticínios e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. São as proteínas que ajudam a saciar a fome e evitar a ingestão de lanches poucos saudáveis;

4. Ingira, pelo menos, dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Prefira beber água nos intervalos entre as refeições;

5. Consuma, no máximo, uma porção diária de óleos vegetais, azeite, manteiga (diga adeua a manteiga, um produto que é muito processado pela indústria e não faz bem para sua saúde). Verifique os rótulos dos alimentos e fuja das opções com gorduras trans;

6. Evite refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outros doces consumidos com frequência na alimentação;

7. Coma alimentos ricos em polifenóis. Os polifenóis são compostos vegetais que trazem muitos benefícios à saúde, incluindo reduções na pressão sanguínea, inflamação, níveis de colesterol e estresse oxidativo, alguns exemplos são: cacau e chocolate acima de 70%, chá verde, amêndoas, cebola, amoras, brócolis.

8. Mantenha um estilo de vida saudável. Realize atividade física por, pelo menos, 30 minutos diariamente, evite bebidas alcoólicas e o tabagismo e mantenha o peso em parâmetros saudáveis;

9. Comer o tempo todo evita que seu corpo entre em cetose e assim queime gordura para produzir energia, ao invés de usar carboidratos, como fonte de energia. A cetose pode ser benéfica para algumas pessoas que seguem uma dieta cetogênica para perda de peso, controle de açúcar no sangue e outros objetivos de saúde.

10. Evite alimentos industrializados, com alto teor de conservantes, como hambúrgueres, salame, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, sopas, molhos e temperos prontos.

Dica extra: você está procurando um remédio para perder gordura natural e eficaz para ajudar no emagrecimento saudável? Conheça o Okralin™, um suplemento inovador, que bloqueia a absorção de gorduras, com sua fórmula natural com quiabo e inulina.

A ação do Okralin™ consiste em aglutinar as moléculas de gordura, formando um gel, que é eliminado naturalmente nas fezes, sem causar desconfortos gastrointestinais. Experimente o Okralin™ e comece a sua jornada para uma vida mais saudável!

Você encontra o Orkalin™ e outros suplementos naturais para emagrecimento saudável no catálogo da Farmácia Sempre Viva. Navegue pelo site e confira.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta