mulher com a pele do rosto saudável após entender o que é ácido fítico

Entenda o que é ácido fítico e sua relação com os cuidados da pele

Se você está se perguntando o que é ácido fítico, saiba que essa substância pode trazer resultados excelentes quando usada em alguns tratamentos de pele.

Entenda qual é a função desse ácido e seus benefícios para a pele. Veja também onde encontrar creme despigmentante à base de ácido fítico.

O que é ácido fítico?

O ácido fítico é uma substância que interrompe a produção de pigmentos melamínicos, grandes responsáveis pelas alterações na cor da pele.

Graças a essa capacidade, o ácido fítico tem sido cada vez mais utilizado em tratamentos estéticos para clareamento de manchas, além de também apresentar característica anti-inflamatória.

O que é ácido fítico
fonte: freepik

Qual a função do ácido fítico?

O ácido fítico é um agente despigmentante natural, ou seja, ele atua inibindo a tirosinase, uma das enzimas responsáveis pela pigmentação da pele.

A principal função do ácido fítico, portanto, é clarear manchas e ajudar na harmonização da tonalidade natural da pele. 

Além disso, ele é livre de substâncias citotóxicas ou carcinogênicas, podendo ser utilizado em peles consideradas sensíveis.

Por último, o ácido age de forma antioxidante e como anti-inflamatório, combatendo processos inflamatórios, diminuindo o estresse oxidativo e prevenindo a hiperpigmentação causada por inflamações e radicais livres.

Para que serve o ácido fítico na pele?

Atualmente, há diversos ácidos utilizados no tratamento de manchas na pele. No caso do ácido fítico, a principal aposta nesse composto se justifica por sua ação inibidora da tirosinase, mostrando-se mais eficiente do que a hidroquinona.

Além disso, a substância também tem propriedades hidratantes, sendo ótima para o tratamento de hipercromias em peles sensíveis, que não podem receber outros tipos de ácido.

Importante: os ácidos utilizados para fins cosméticos ajudam a diminuir a aparência das manchas que já estão no rosto do paciente, mas não impedem o aparecimento de novas, por isso é fundamental associar o uso do ácido fítico ao de outros produtos, como o protetor solar.

Como incluir o ácido fítico nos cuidados da pele?

O ácido fítico é encontrado em formulações como cremes, séruns e gel. Pode ser usado tanto durante o dia quanto à noite, no entanto, recomendamos que seja aplicado somente à noite.

Se usado de dia, é preciso aguardar que a pele absorva todo o produto antes de passar o protetor solar.

Importante salientar que o tratamento demanda tempo e deve ser seguido conforme orientação para ter uma boa progressão.

Atenção: o tempo de tratamento com o ácido fítico varia de acordo com a situação de cada pele, podendo levar de três semanas a dois meses para mostrar os primeiros resultados. Os melhores resultados são obtidos com a avaliação individual do paciente e consulta a um dermatologista.

Conheça o creme para tratamento de ácido fítico da Farmácia Sempre Viva

Agora que você sabe o que é ácido fítico, que tal conhecer o creme Fito Ácido Peeling Natural e Despigmentante da Farmácia Sempre Viva (FSV)?

Esse creme foi desenvolvido com ácido fítico e outros compostos, como ácido mandélico e ácido kójico, com o objetivo de clarear manchas, melhorar rugas e prevenir linhas de expressão.

Por ter uma fórmula menos agressiva do que outros presentes no mercado, o creme de ácido fítico da FSV é ótimo para ser utilizado como coadjuvante em outros tratamentos, como o peeling, ajudando no processo de rejuvenescimento da pele.

Saiba tudo sobre a fórmula do creme aqui pelo site e entre em contato pelo chat para tirar as suas dúvidas sobre o produto.

Saiba mais: cisteamina 5ácido úrico alto

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta