Entendendo melhor sobre o óleo de copaíba

Cuidados recorrentes com a saúde, sejam eles no sentido de prevenção ou tratamento, são uma forma efetiva de se alcançar uma melhor qualidade de vida. É possível notar que cada vez mais pacientes e médicos encontram na medicina natural uma forma de solucionar diversos problemas de saúde, o que diminui o uso de aditivos químicos artificiais. 

Nesses cuidados, o uso de óleos de diferentes tipos pode ser uma ótima prática. Dentre eles, o óleo de copaíba se destaca como uma opção acessível e muito eficiente no tratamento de dores e como suporte ao sistema imunológico. 

Entenda melhor os benefícios de se usar esse rico óleo em sua rotina de cuidados durante a leitura desse texto. 

O que é o óleo de copaíba? 

Nativa da América Latina e África Ocidental, a copaíba é uma árvore que pode ser encontrada em abundância nas regiões amazônicas do Brasil. Ela é imponente, podendo atingir até 40 metros de altura e viver até 400 anos. 

A copaíba é bastante rica em lipídios, mas, ao contrário da maioria dos óleos vegetais, seu óleo não é extraído de suas sementes, mas diretamente de seu tronco. 

Tal óleo é um produto natural produzido pela árvore como um mecanismo de defesa contra fungos, animais parasitários e bactérias. Sua extração é feita de maneira cuidadosa, por meio de uma perfuração em seu tronco, a fim de preservar a vida da árvore. 

Apenas árvores antigas – com mais de 100 anos, em média – têm grandes quantidades de óleo em seu interior. Após a coleta desse elemento, o orifício é vedado com argila, evitando que ocorram infecções e entrada de insetos. 

Para que serve o óleo de copaíba?

Conhecido como o bálsamo amazônico, o óleo de copaíba tem propriedades poderosas, que impressionam mesmo os mais céticos dos pacientes. Sua composição varia de acordo com a idade da árvore, assim como a qualidade do solo, mas, em sua maioria, os óleos são compostos por hidrocarbonetos e ácidos carboxílicos. 

Sua aplicação é vasta, mas existem alguns pontos em que o óleo de copaíba é especialmente eficiente, como: 

  • Assepsia de ferimentos; 
  • Expectoração poderosa; 
  • Combate à infecções genitais e hemorróidas;
  • Combate às dores musculares crônicas; 
  • Tratamento de doenças de pele;
  • Ação anti-inflamatória em urticárias, acnes, herpes, picadas de inseto e mais. 

Seus benefícios também não passaram despercebidos pela indústria cosmética. O óleo de copaíba é usado na eliminação e redução de cicatrizes e estrias, sendo também útil na produção de colágeno e hidratação da pele. Além disso, ele é utilizado na fabricação de xampus e cremes para o tratamento de micoses, caspa e seborreia.

Onde encontrar óleo de copaíba? 

Na Farmácia Sempre Viva você encontra o óleo de copaíba, sem a adição de conservantes ou químicos. Ele pode ser usado de forma tópica, ingerido ou, até mesmo, aplicado aromaticamente em difusores. 

Se você quer entender quais são as melhores práticas para levar uma vida mais saudável, o blog da Farmácia Sempre Viva pode te ajudar. Nele, podem ser encontrados diversos conteúdos sobre tratamentos alternativos e o uso de fitoterápicos. Acesse nosso site e se informe!

Veja mais: ​Hormônios femininos naturais​ – ​Como tomar ProbioticosLugol 5​ – ​Remédio para Prostata

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta