Benefícios da L-arginina

L-arginina no treino: quais os benefícios?

A L-arginina é uma substância adquirida pelo organismo por meio de determinados alimentos. Com a evolução da ciência, foram disponibilizados suplementos com esse composto.

Ele é considerado muito importante para quem realiza treinos de força, como atletas e frequentadores de academias.

Importante salientar que os termos arginina e L-arginina são sinônimos, ou seja, fornecem a mesma substância.

Entenda o que é a L-arginina, para que serve o composto, quais os principais benefícios para quem treina e onde encontrar suplementos de qualidade pela internet.

O que é a L-arginina?

A L-arginina é um aminoácido adquirido pelo corpo a partir da alimentação, mas que também pode ser encontrado na forma de suplemento.

Principalmente para quem realiza treinos de força, os suplementos à base de L-arginina podem ser muito benéficos por contribuir para a performance do corpo, o ganho de força e, consequentemente, aumento da massa magra.

A principal função desse aminoácido é auxiliar na síntese proteica, sendo muito importante para a hipertrofia (ganho de massa muscular).

Para que serve?

A L-arginina age no corpo sendo capaz de:

  • Aumentar a força muscular;
  • Fornecer mais energia por meio do estímulo da insulina e do glucagon;
  • Estimular o hormônio do crescimento;
  • Ajudar no funcionamento dos rins, principalmente na excreção de toxinas do corpo; 
  • Facilitar a recuperação muscular após atividades físicas intensas;
  • Promover a manutenção da imunidade e função hormonal; 
  • Possibilitar o relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos. 

A L-arginina também atua na saúde do coração. Ao ser metabolizada, ela se transforma em óxido nítrico, que, por sua vez, estimula a circulação e relaxa os vasos sanguíneos. Isso colabora para a prevenção de doenças coronárias, angina e entupimento das artérias.

Como encontrar a arginina em alimentos?

Há alguns alimentos que são fontes naturais de L-arginina. Os principais são:

  • Aveia e outros alimentos considerados cereais;
  • Castanha de caju e outras oleaginosas;
  • Frutos do mar;
  • Sementes, como as de girassol e de abóbora;
  • Pistache;
  • Carnes em geral (peixe, frango e bovina).

Quais os principais benefícios da L-arginina para a musculação?

Os principais benefícios da L-arginina para a musculação são:

Veja também: Óxido Nítrico – Vasodilatador natural

Desempenho físico melhor

Consumir suplemento de L-arginina pode auxiliar na melhora do desempenho físico em razão do combate à fadiga muscular promovido pelo aminoácido.

Basicamente, a L-arginina provoca uma vasodilatação que culmina na perfusão muscular (aumento do fornecimento de nutrientes aos músculos) e na diminuição do consumo de glicose pelos tecidos durante os treinos.

Mais força muscular

Suplementos à base de L-arginina atuam de forma a otimizar a força muscular de quem faz uso. Isso ocorre porque o aminoácido promove uma maior síntese de proteínas musculares quando consumido adequadamente e acompanhado de uma rotina de exercícios de força.

Mais energia e disposição 

Outro efeito da vasodilatação e dos efeitos positivos na saúde cardiovascular diz respeito à disposição para realizar atividades que demandam força.

Ao estimular o fluxo sanguíneo nos tecidos e promover as funções hormonais, a L-arginina consegue melhorar a sensação de ter energia suficiente durante as atividades que exigem um alto esforço físico.

A suplementação com L-arginina garante que o corpo receba quantidades ideais desse aminoácido, promovendo todo o potencial energético para o organismo.

Alívio da dor decorrente do treino

Como dito anteriormente, o aminoácido participa da síntese de proteínas no organismo, sendo uma substância que influencia diretamente a recuperação muscular após um treino de força.

Nesse sentido, o suplemento pode ajudar no alívio das dores que comumente surgem depois dos exercícios.

É importante destacar que a L-arginina trará melhores resultados se a suplementação for combinada a uma alimentação equilibrada, ou seja, com as quantidades adequadas de proteína de que o corpo precisa para a manutenção dos músculos.

Suporte na regulação da pressão sanguínea

Por ser capaz de promover o relaxamento e a dilatação dos vasos sanguíneos, a L-arginina contribui para a regulação da pressão arterial, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças e problemas vasculares.

Conheça o suplemento de L-arginina da Farmácia Sempre Viva

Pessoas que realizam treinos de força, como em academias, e buscam aumentar a resistência física e melhorar a recuperação muscular podem se beneficiar com a suplementação de L-arginina.

Nesse sentido, a Farmácia Sempre Viva desenvolveu um suplemento de L-arginina para aumento da performance e do desempenho esportivo, conferindo mais força e resistência física aos usuários.

Conheça o suplemento desenvolvido e comercializado pela Farmácia Sempre Viva aqui pelo site e entre em contato com um de nossos especialistas pelo chat caso tenha alguma dúvida.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 413

Deixe uma resposta