homem e mulher bebendo água para ajudar na absorção de magnésio

Magnésio – Vale a pena essa dose extra?

Essencial para o equilíbrio do organismo, o magnésio é um dos nutrientes minerais mais importantes para o corpo humano.  Praticamente todas as funções do corpo, incluindo o sistema cardiovascular, digestivo e nervoso dependem da presença desse mineral.

O magnésio ajuda a manter a pressão arterial equilibrada, os ossos fortes e o ritmo cardíaco constante e não para por aí.

Hoje vamos falar da importância desse mineral e como suplementar de forma adequada e diária.

Você já pensou quais são os sinais de deficiência de magnésio no organismo?

Vai de perda de apetite, fadiga, fraqueza e à medida que isso piora pode causar cãibras musculares, alterações de personalidade e distúrbios no sistema digestivo.

Qual a importância do magnésio?

O Magnésio ajuda a ativar mais de 300 enzimas e tem um papel importante no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

É o mineral adequado para reduzir o estresse, uma vez que relaxa músculos e nervos, além de fortalecer ossos e ajudar na circulação sanguínea, sendo fundamental também para a formação de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer, bem estar e regularização do sono.

No estômago, ajuda a neutralizar os ácidos e move as fezes pelo intestino.

Adultos que consomem menos do que a quantidade recomendada de magnésio têm maior probabilidade de ter marcadores de inflamação elevados. A inflamação, por sua vez, tem sido associada a importantes condições de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer.

Parte do mineral é armazenada nos tecidos e auxilia no relaxamento das artérias e vasos sanguíneos e em baixas quantidades, os músculos podem perder a capacidade de relaxar, podendo provocar dormência, formigamento, problemas vasculares.

A falta de magnésio ainda pode gerar quadros de depressão, pois causa irritabilidade, ansiedade e nervosismo. Sendo fundamental também para a formação de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer, bem estar e regularização do sono.

Conclusão: não dá para ignorar que a ingestão diária é essencial para o equilíbrio do organismo, o magnésio é um dos nutrientes minerais mais importantes para o corpo humano!

O magnésio é importante para:

– Manutenção de ossos fortes e saudáveis, e do nível de absorção e uso de minerais;
– Ajuda no funcionamento muscular, contrações musculares e impulsos nervosos;
– Vital para o bom funcionamento do nosso músculo cardíaco;
– Melhora os distúrbios do sono;
– Diminui a irritabilidade.

Alimentos ricos em Magnésio e Suplementação Adequada

Uma maneira fácil de lembrar os alimentos que são boas fontes de magnésio é pensar nas fibras, frutas e hortaliças como banana, abacate, couve, espinafre; os grãos e derivados incluindo a aveia, milho, arroz integral e massas integrais; e as castanhas e nozes em geral.

Segundo estudos nos últimos anos, tem-se observado redução na ingestão dietética de magnésio, principalmente em países ocidentais, nos quais o consumo de alimentos processados é crescente.

Esses alimentos contêm menor quantidade do mineral quando comparados à “comida de verdade”. Uma alimentação com menor quantidade de alimentos processados / industrializados é possível diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas.

Para suplementar o magnésio, devemos pensar em formas que nosso corpo consiga absorvê-los. Formas mais simples como Óxido de Magnésio não são absorvidos pelo nosso corpo e acabam por irritar as mucosas intestinais, que o eliminam através das fezes, muitas vezes de forma abrupta (diarréia).

Dessa forma, a Farmácia Sempre Viva pensou numa forma que contempla uma tripla forma de magnésio, um Mix de Magnésio que tem o objetivo de garantir a absorção pelo nosso corpo e consequentemente oferecer todos os benefícios.

Neste mix de magnésio temos:

Magnésio Dimalato

O magnésio dimalato é um composto produzido pela combinação de uma molécula de magnésio associada a duas moléculas de ácido málico. O ácido málico é encontrado em muitas frutas e é responsável pelo sabor azedo.

O magnésio dimalato é uma das melhores formas de magnésio absorvidos pelo organismo. Sendo referência no tratamento de várias condições de saúde, incluindo enxaquecas, dor crônica e depressão.

Citrato de Magnésio

O citrato de magnésio é um dos suplementos de magnésio mais populares e um dos motivos é sua facilidade de absorção, estando ligado ao ácido cítrico.

O ácido cítrico ajuda na regularização do funcionamento intestinal.

Magnésio Glicina

Nesta forma o magnésio está ligado à glicina, que é um aminoácido não-essencial envolvido na síntese de proteínas e transmissão de sinais químicos no cérebro.

A glicina é considerada um neurotransmissor relaxante e pode melhorar as propriedades calmantes naturais do magnésio, sendo relevante para quem deseja promover a calma mental, o relaxamento e o sono de boa qualidade.

São duas doses ao dia: uma dose após o café da manhã e outra antes de dormir.

E o melhor: formulação livre de glúten, livre de soja, não contêm produtos geneticamente modificados, livre de corantes, sem adição de açúcar ou outros elementos sintéticos.

Lembre-se sempre de procurar uma orientação individualizada para uma melhor avaliação, caso tenha alguma dúvida faça contato com a nossa equipe da Farmácia Sempre Viva.

Nota do editor: esta postagem foi atualizada em 13 de Outubro de 2020, com precisão e abrangência. Anteriormente foi publicada originalmente em 10 de Setembro de 2015.

Referência Bibliográfica:

Jahnen-Dechent W, Ketteler M. Magnesium basics. Clin Kidney J, 2012; 5(1):i3–i14.

Golf SW, Bender S, Grüttner J. On the significance of magnesium in extreme physical stress. Cardiovasc Drugs Ther. 1998 Sep;12 Suppl 2:197-202. https://doi.org/10.1023/a:1007708918683

Tarleton EK, Littenberg B, MacLean CD, Kennedy AG, Daley C (2017) Role of magnesium supplementation in the treatment of depression: A randomized clinical trial. PLoS ONE 12(6): e0180067. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0180067

Hatzistavri LS, Sarafidis PA, Georgianos PI, Tziolas IM, Aroditis CP, Zebekakis PE, Pikilidou MI, Lasaridis AN.Oral magnesium supplementation reduces ambulatory blood pressure in patients with mild hypertension. Am J Hypertens. 2009 Oct;22(10):1070-5. Epub 2009 Jul 16. https://doi.org/10.1038/ajh.2009.126

Nielsen FH. Effects of magnesium depletion on inflammation in chronic disease. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2014 Nov;17(6):525-30. https://doi.org/10.1097/MCO.0000000000000093

Mauskop A, Varughese J. Why all migraine patients should be treated with magnesium. J Neural Transm (Vienna). 2012 May;119(5):575-9. doi: 10.1007/s00702-012-0790-2. Epub 2012 Mar 18. https://doi.org/10.1007/s00702-012-0790-2Facchinetti F, Borella P, Sances G, Fioroni L, Nappi RE, Genazzani AR. Oral magnesium successfully relieves premenstrual mood changes. Obstet Gynecol. 1991 Aug;78(2):177-81.

Imagem padrão
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 313

Um comentário

Deixe uma resposta