Benefícios do Suco de Tomate e do Licopeno

Nota do editor: esta postagem foi atualizada em 28 de Abril de 2020, com precisão e abrangência. Anteriormente foi publicada originalmente em 16 de fevereiro de 2016.

O tomate é um dos alimentos mais benéficos que podemos encontrar, não só pelas vitaminas e nutrientes que tem, mas também pela sua quantidade de antioxidantes, o que o torna capaz de nos ajudar a prevenir, segundo vários estudos, um importante número de cânceres. Esses potentes antioxidantes, ajudam a proteger suas células dos radicais livres.

Nem sempre é possível incorporar o tomate em todos os nossos pratos, por isso o suco de tomate é uma excelente alternativa.

Quando se fala em tomate, muita gente se lembra de uma substância chamada licopeno, um poderoso antioxidante com benefícios impressionantes para a saúde.

Neste artigo vamos discutir os benefícios potenciais do suco de tomate, malefícios se consumido em grandes quantidades e sugestões de receitas. Por fim vamos colocar uma lista de suplementos que contém licopeno que podemos encontrar na loja da Farmácia Sempre Viva.

Suco de tomate é altamente nutritivo

Ao analisar os níveis nutricionais do tomate, nossa conclusão é que ele é bem nutritivo.

O suco de tomate fornece uma importante quantidade de vitamina C ao nosso corpo, um nutriente essencial que nos ajuda a manter a saúde. Entre os benefícios da vitamina C encontramos a melhora do sistema imunológico ou uma cicatrização eficaz, por isso o hábito de beber suco de tomate contribuirá para receber uma boa dose deste nutriente.

A vitamina A ou caroteno também está presente no suco de tomate, especificamente oferecendo ao nosso corpo uma quantidade de beta-caroteno que nos ajuda a manter a nossa visão, ossos, dentes e sistema imunológico em perfeito estado.

Esses carotenóides não são apenas convertidos em vitamina A, mas também atuam como potentes antioxidantes, protegendo suas células dos danos causados ​​por moléculas instáveis ​​chamadas radicais livres.

Outro dos benefícios é a sua quantidade de vitamina k que confere ao nosso corpo, um componente fundamental para a absorção do cálcio, e assim sendo a sua ingestão garante-nos ossos e dentes mais saudáveis.

Além disso, oferece uma importante quantidade de potássio ao nosso corpo, um mineral essencial que ajuda a promover o desenvolvimento celular e a manter os nossos músculos saudáveis.

Além disso, o suco de tomate é carregado com magnésio e potássio – dois minerais vitais para a saúde do coração. Aliás o magnésio participa de mais de 300 reações bioquímicas, sendo importante não só para o coração, mas todo o nosso organismo. Conheça o Blend de Magnésio da Sempre Viva!

Também é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, incluindo folato e vitamina B6, importantes para o seu metabolismo e muitas outras funções.

Suco de tomate é rico em antioxidantes

O suco de tomate é uma fonte concentrada de poderosos antioxidantes, como o licopeno, um pigmento vegetal carotenóide que tem sido associado a impressionantes benefícios à saúde.

O licopeno protege suas células dos danos causados ​​pelos radicais livres, reduzindo assim a inflamação em seu corpo  e isso tem tudo a ver com a prevenção de doenças.

Prevenção de doenças e o suco de tomate

Uma dieta rica em vegetais tem sido associada a um risco reduzido de muitas doenças relacionadas ao envelhecimento e ao estilo de vida moderno. Nas últimas décadas, muitas pesquisas apontaram a relação direta entre a ingestão de compostos bioativos presentes no tomate e um risco reduzido de sofrer diferentes tipos de câncer e cardiopatias.

Os tomates têm sido associados à melhora da saúde do coração. Eles contêm antioxidantes potentes, como licopeno e betacaroteno, que ajudam a reduzir fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta, colesterol alto e acúmulo de gordura nas artérias (aterosclerose).

O licopeno é bastante estudado na melhora do câncer de próstata. De fato uma revisão de 24 estudos associou uma alta ingestão de tomate e derivados com um risco significativamente reduzido de câncer de próstata.

Algumas desvantagens do consumo de suco de tomate

Embora o suco de tomate seja altamente nutritivo e possa oferecer benefícios impressionantes à saúde, como todo suco ele tem algumas desvantagens, se consumido em altas quantidades.

Mais de um copo ao dia não parece ser saudável. Como todo suco de frutas e o tomate é assim também, há uma grande quantidade de frutose, pois ao espremer os tomates deixamos as fibras de lado e ficamos suscetíveis a absorver frutose em quantidades que não são saudáveis para nosso organismo.

Fique atento não só ao suco de tomate, mas também de outras frutas, como sobretudo laranja.

Vamos ao que interessa: sugestão de receitas de suco de tomate!

Sempre prefira tomates frescos, ou seja, não basta comprar o suco pronto que vem na caixinha. De preferência tomates frescos e orgânicos, sem o uso de agrotóxicos.

Você tem área para plantar na sua casa? Experimente plantar tomates! Esse cultivo é relativamente fácil. Mas prepare para amarrar o pé de tomate em estacas, pois ele não tem estrutura forte para crescer.

Receita 1:

O que você precisa para fazer um delicioso suco:

  • 4 tomates maduros
  • ½ xícara (chá) de água (pode ser gelada)
  • Folhas de manjericão
  • Suco de um limão

Como preparar?

Lave os tomates, corte-os e retire as sementes. Bata-os bem no liquidificador, juntos com os outros ingredientes. Coe e está pronto!

Pode ser bebido em temperatura natural, gelado ou se preferir, adicione gelo.

Receita 2:

O que você precisa para fazer um delicioso suco:

  • 1,300 quilo de tomates maduros, sem caroço e picados
  • 1 1/4 xícaras de salsão picado com folhas (você pode usar salsinha ou coentro)
  • 1/3 xícara de cebola picada
  • 1 colherzinha de sopa de açúcar (um dos objetivos do açúcar no tomate é amenizar acidez dos tomates, lembre-se de maneirar no açúcar, não use adoçantes)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pitada de pimenta preta
  • Pode temperar com molho de pimenta, 5 gotas (ou a gosto)

Como preparar?

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande (não use alumínio, prefira aço inoxidável, com revestimento de cerâmica ou panela de vidro).

Leve para ferver e cozinhe, descoberto, até a mistura ficar completamente ensopada, cerca de 25 minutos.

Por fim, espere esfriar e use uma peneira.

Você pode armazenar na geladeira. Vai durar bem durante 1 semana.

Gostaram da dicas? Ainda precisa de mais motivos para incorporar o tomate na sua dieta?

Quer incluir o licopeno de maneira efetiva e frequente na sua dieta?

Veja os suplementos disponíveis na loja da Farmácia Sempre Viva

Cápsulas de Tratamento para Próstata Aumenta: sucesso de ótimas de avaliações da Farmácia Sempre Viva, esta formulação contém um complexo de fitoterápicos, minerais e licopeno para recuperar a saúde e desinchar a glândula do homem.

Cápsula da Beleza: esta fórmula é foi desenvolvida para trazer de volta lindos cabelos, unhas fortalecidas e principalmente firmeza na pele. Juntos com Exsynutriment e o Bio Arct, a formulação contém licopeno, luteína e betacaroteno, que são substâncias naturais carotenóides que ajudam a neutralizar os radicais livres e proteger o corpo contra o envelhecimento precoce.

Fitohormônios – reposição hormonal natural para homens: o licopeno está presente na fórmula dos fitohormônios masculino, que estimulam naturalmente a produção hormonal dos homens, sobretudo a testosterona, usando para isso fitoterápicos. O licopeno não é propriamente um fitohormônio, mas como já vimos vai ajudar na saúde da glândula do homem – a próstata!

Conheça também: Colágeno Hidrolisado + Vitamina C   |   BeanBlock – Bloqueador de Carboidratos   |   BioIntestil – Saúde Intestinal

Referências:

Martí, R., Roselló, S., & Cebolla-Cornejo, J. (2016). Tomato as a Source of Carotenoids and Polyphenols Targeted to Cancer Prevention. Cancers, 8(6), 58. https://doi.org/10.3390/cancers8060058

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Tabela níveis nutricionais tomate: https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/170457/nutrients

Xu, X., Li, J., Wang, X., Wang, S., Meng, S., Zhu, Y., Liang, Z., Zheng, X., & Xie, L. (2016). Tomato consumption and prostate cancer risk: a systematic review and meta-analysis. Scientific reports, 6, 37091. https://doi.org/10.1038/srep37091

Receita de suco de tomate: https://www.simplyrecipes.com/recipes/homemade_tomato_juice/

Veja mais: ​Rivotril ​- ​Vitamina D​ – ​Desinchá

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza, saúde e atividade física foco da minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês.

Vivian Costa
Vivian Costa
Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza, saúde e atividade física foco da minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês.