planta mulungu na colher de madeira

Mulungu: para que serve e quais são os benefícios

Entenda o que é mulungu, para que serve, os principais benefícios e onde encontrar essa planta.

Não é de hoje que as plantas medicinais estão conquistando pessoas que buscam ter mais qualidade de vida de forma saudável de natural.

Antes de começar a consumir um novo fitoterápico, é fundamental entender como o princípio ativo influencia o organismo.

Acompanhe as principais informações sobre a planta mulungu.

O que é mulungu

O mulungu é uma planta medicinal bastante conhecida no Brasil, por ajudar a promover tranquilidade.

É bastante usada para lidar com quadros de alterações do sistema nervoso, insônia, estresse, ansiedade, agitação e até convulsões. Trata-se de uma planta calmante, hipotensiva e anticonvulsivante.

Outros nomes comuns do mulungu são: mulungu-cereal, capa-homem, árvore-de-coral, canivete, corticeira e bico-de-papagaio.

O mulungu pode ser encontrado em lojas de produtos naturais para ser consumido na forma de chá, ou em farmácias de manipulação, como suplemento para estresse e insônia.

Mulungu para que serve

Se a questão é mulungu, para que serve, é impossível falar de apenas uma propriedade de planta. Em geral, ela tem ações:

  • Analgésica;
  • Antibacteriana;
  • Antidepressiva;
  • Antiespasmódica;
  • Anti-inflamatória;
  • Calmante;
  • Diurética;
  • Hipotensiva;
  • Tônica;
  • Tranquilizante.

O mulungu também pode auxiliar no tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse, sendo conhecido por ter efeito calmante sobre o sistema nervoso central.

Benefícios

Os principais benefícios do mulungu envolvem:

Combate à insônia e à ansiedade

A planta contém princípios calmantes e sedativos, sendo bastante indicada para pessoas que sofrem de ansiedade, insônia e agitação.

Auxílio no tratamento de problemas emocionais

Por ser uma planta com propriedades tranquilizantes e antidepressivas, o mulungu pode auxiliar no tratamento de problemas emocionais, como depressão, crises de pânico, distúrbios de sono, histeria e compulsão.

Auxílio em casos de estresse duradouros

O consumo de mulungu pode auxiliar as pessoas que estão passando por quadros de estresse mais duradouros do que o normal ou estresse crônico, justamente em razão das propriedades calmantes.

Combate à retenção de líquidos

Muita gente ainda não sabe, mas o mulungu possui características diuréticas também e, por isso, combate a retenção de líquidos.

Ou seja, pessoas que costumam sofrer de inchaço podem se beneficiar do consumo de mulungu, já que ajuda o organismo a eliminar o excesso de líquidos pela urina.

Importante: ainda que a planta possa auxiliar no processo contra a retenção de líquidos, é preciso consumir o mulungu com parcimônia para que o corpo não elimine líquidos demais e sofra um princípio de desidratação.

Alívio de dores ocasionadas por cólicas

Como o mulungu possui propriedades antiespasmódicas, pode ser bom para mulheres que sofrem com dores latejantes, ou seja, as temidas cólicas menstruais, aliviando as dores e o inchaço.

Prevenção aos problemas no fígado

A planta é considerada hepatoprotetora, ou seja, visa proteger o fígado pelos antioxidantes que atuam no combate à presença de radicais livres, assim como no fortalecimento do órgão (e de todo o corpo).

Nesse sentido, quem possui algum tipo de problema hepático, ou histórico na família, pode se beneficiar com o mulungu.

Auxílio coadjuvante em tratamentos do coração

O consumo de mulungu recorrentemente pode ser coadjuvante nos tratamentos indicados pelo médico, na regulação do ritmo cardíaco. Consegue regular o ritmo cardíaco alto e, consequentemente, diminui a pressão arterial.

Combate ao tabagismo

O mulungu é utilizado há muitos anos no combate ao tabagismo. Na composição, há uma substância alcaloide chamada “erisodina”.

Esse componente bloqueia os receptores de nicotina no cérebro, podendo ajudar quem está querendo largar o cigarro.

Beneficiamento no tratamento de inflamações

A planta possui ampla ação anti-inflamatória em virtude dos fitoquímicos existentes na composição.

Por isso, o mulungu também possui o benefício de auxiliar no tratamento de diversas doenças relacionadas a processos inflamatórios do organismo, tais como:

  • Bronquite asmática;
  • Cistite;
  • Coqueluche;
  • Dores reumáticas;
  • Gengivite;
  • Insuficiência urinária;
  • Tosses.

Como usar o mulungu

O mulungu pode ser consumido na forma de suplemento (cápsula), chá ou mesmo em tintura.

O suplemento deve ser ingerido conforme as instruções da embalagem. Geralmente, uma cápsula por dia é o suficiente.

O chá, por sua vez, é preparado com as cascas ou folhas secas da planta. Existe também a possibilidade de utilizar mulungu em pó para a infusão.

Por fim, no formato de tintura, geralmente recomenda-se o consumo de até 20 gotas (dissolvidas em um copo de água), uma vez ao dia.

Como fazer o chá de mulungu: passo a passo

Para fazer o chá de mulungu, é só seguir o passo a passo:

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de casca de mulungu;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

  • Leve a água ao fogo e espere começar a soltar as primeiras bolhas do fundo;
  • Desligue o fogo e adicione as duas colheres da casca de mulungu;
  • Abafe a mistura e deixe a infusão acontecer por 10 minutos, aproximadamente;
  • Coe e tome o chá ainda morno.

Horário e quantidade

  • Para induzir o sono: entre 40 minutos e 1 hora antes de se deitar;
  • Para combater a ansiedade: distribua a quantidade total de chá (250 ml), em duas ou três doses, e tome, de preferência, às 16h, às 18h e uma hora antes de dormir.

Salienta-se que o mulungu possui algumas contraindicações para gravidez e lactação. Nesse sentido, é preciso atenção e evitar o consumo da planta caso esteja no grupo de risco.

Contraindicações mulungu

Grávidas, lactantes, crianças e adolescentes, assim como pessoas com arritmia e insuficiência cardíaca, não devem usar o mulungu.

Ademais, pacientes que utilizam remédios antidepressivos e anti-hipertensivos devem consultar o médico acerca do uso de mulungu, pois a planta pode causar interações medicamentosas e baixar muito a pressão, causando hipotensão.

Efeitos colaterais do chá de mulungu

Os efeitos colaterais do mulungu envolvem:

  • Sonolência constante;
  • Sedação;
  • Paralisias musculares.

É extremamente recomendável não exceder a quantia de 500 ml de chá de mulungu por dia.  

As sementes de mulungu também devem ser evitadas, já que apresentam mais incidência de toxinas, em comparação com as cascas e folhas.

Mulungu: para que serve e onde comprar

Quer saber mais sobre mulungu, para que serve e onde comprar? Aqui, na Farmácia Sempre Viva, você encontra o Pró-Sleep, suplemento antiestresse e redutor de insônia, feito à base de mulungu, para melhorar a qualidade de vida e do sono.

Adquira o suplemento de mulungu aqui pelo site e aproveite para conhecer o catálogo de produtos para combater o estresse e a insônia.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta