Pesquisa com Probióticos (Lactobacillus) avança – Testes realizados no espaço

A japonesa Yakult, fabricante do tradicional leite fermentando, e a Agência Aeroespacial do Japão (JAXA) iniciaram um projeto experimental para examinar como os probióticos atuam na saúde humana no espaço.

O projeto consiste no consumo de Lactobacillus casei (da linhagem Shirota), por alguns membros da tripulação da Estação Espacial Internacional.

A Yakult desenvolveu uma tecnologia para congelar/secar bactérias vivas e mantê-las em cápsulas a temperaturas normais durante nove meses. Cápsulas contendo as bactérias serão transportadas em um veículo não tripulado dos EUA para a Estação.

Parte do projeto

A saliva, resíduos sólidos e outras amostras são retiradas dos membros da tripulação antes, durante e após sua permanência à bordo da Estação Internacional Espacial.

As amostras coletadas serão analisadas quanto a sinais de alterações em suas floras e sistemas imunológicos intestinais. Os resultados também serão comparados com os de outros membros da tripulação.

No espaço sideral, acredita-se que as bactérias nocivas aumentam nos intestinos, enquanto os sistemas imunológicos funcionam menos eficazmente. Este é um dos desafios a serem resolvidos para realizar viagens espaciais, como missões tripuladas para a Lua e Marte.

As cápsulas de probióticos manipulados da Farmácia Sempre Viva

Os probióticos da Sempre Viva, assim como a nova tecnologia da Yakult, possibilitam que as bactérias permaneçam vivas. Utilizamos uma tecnologia de encapsulamento, porém sem a necessidade de refrigeração. Conheça melhor os probióticos neste artigo.

Com probióticos manipulados há uma possibilidade infinita de cepas – além do Lactobacillus casei encontrados no Yakult. Na Farmácia Sempre Viva, nosso pool de probióticos contém vários lactobacillus como:

Lactobacillus reuteri:

Aumenta a capacidade do sistema imune e previne desordens gastrointestinais;

Lactobacillus acidophilus:

Tradicionalmente utilizada para tratamento da diarreia, causadas também por modificação da flora intestinal por uso de medicamentos como os antibióticos. Também utilizada em pacientes com diarreia infecciosa, colites ulcerativas, irritação de cólon, diverticulitis, colostomias com diarreia ou constipação, constipações, diarreia com muco ou espasmódica, e diarreia seguida de amebíase.

Lactobacillus Bifidum:

Possui atividade anti-inflamatória, redução de bactérias prejudiciais ao trato gastrointestinal (citocinas inflamatórias e Bacterioides spp.) e redução da permeabilidade intestinal.

Lactobacillus Bifidum:

Estes probióticos ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal, evitando a constipação, com efeitos no sistema imune da pessoa, além de possuírem propriedades de inibição do desenvolvimento de células cancerosas. O L. Bifidum é bastante utilizado na prevenção da chamada diarreia do viajante, que acomete muitas pessoas que mudam seus hábitos alimentares em viagens.

Lactobacillus Casei:

Pesquisas apontam que a suplementação com L. Casei diminui os sintomas relacionados à rinite alérgica; reduz os sintomas da diarreia e náuseas, decorrentes do tratamento de infecções com antibióticos e melhora sistema imune cutâneo.

Há inúmeros outros probióticos como L. Bulgaricos, Lact. Casei, L. Reuteri, L. Rhamnosus, L. Sporoge, Saccharomyces Boulardii, L. Lactis, L. Delbrueckii, dentre outros.

Lembrando que a suplementação com os probióticos funciona melhor se aliada à suplementação com os prebióticos, que são fibras solúveis, que servem de alimento para os probióticos se proliferarem na flora intestinal. Um dos prebióticos utilizados na Sempre Viva é FIBERFOS. E além disso, manter o equilíbrio entre as bactérias que vivem no intestino é o essencial, o BioIntestil age diretamente no sistema digestivo.

Pesquisas apontam que a falta das bactérias do bem estão contribuindo para a epidemia de obesidade no mundo. É certo que as pesquisas com suplementos probióticos avançarão significantemente nos próximos anos e os pesquisadores ainda encontrarão várias descobertas que apontam que essas bactérias podem nos ajudar a ter melhor qualidade de vida e saúde.

Fonte: http://www.japantimes.co.jp/news/2017/03/05/national/science-health/yakult-jaxa-test-probiotics-outer-space/#.WNvIw8_yvIU

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza, saúde e atividade física foco da minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês.

Vivian Costa
Vivian Costa
Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza, saúde e atividade física foco da minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês.