Qual a importância do Magnésio na saúde humana?

O magnésio é um mineral indispensável para todas as idades. Sua função é acionar as enzimas responsáveis pelo metabolismo dos lipídios, proteínas, carboidratos e glicose. Sendo assim, o magnésio participa de todos os processos biológicos, desde a produção de energia celular até a síntese dos ácidos nucleicos, que é responsável por armazenar e transmitir as informações genéticas.

Além das funções descritas acima, esse mineral está presente no sistema nervoso, rins, fígados, e em toda a musculatura incluindo coração, testículos, próstata (nos homens), útero (nas mulheres) e tireoide.

Veja também:Capsula para tratamento da próstata aumentada

De acordo com o Dr. Arnoldo Velloso da Costa, vulgo Dr. Magnésio, médico com vários anos de pesquisa sobre a importância do magnésio – nós humanos temos um certo “depósito” ósseo até os 55 anos de idade, possuindo 10g de magnésio disponíveis para caso aconteça alguma emergência, como um acidente, uma cirurgia, um trauma, etc. Após essa idade, esse “depósito” fica indisponível. Você sabia que existe uma quantidade recomendada de magnésio para cada idade? Confira nas imagens abaixo:

A importância do magnésio é tão grande que até o National Institutes of Health órgão ligado ao Departamento de Saúde dos Estados Unidos considera a necessidade para grávidas:

Quais os tipos de Magnésio?

MAGNÉSIO QUELADO OU GLICINA: É uma das formas mais biodisponíveis (melhor capacidade de ser absorvida) e seguras de magnésio. Geralmente, é indicado para pessoas que precisam superar deficiências da falta do mesmo na alimentação. Lembrando que o solo brasileiro é pobre em magnésio. Abrange diversas funções, como: efeito calmante, melhora o sono, dores crônicas, flexibilidade muscular e melhora na qualidade de vida.

MAGNÉSIO DIMALATO: É o melhor magnésio para a ansiedade e pressão. Além disso, esse mineral irá ajudar na redução do estresse, arritmias cardíacas e dores no peito. Auxiliando também contra a depressão, dores musculares direcionadas à fibromialgia e osteoporose. Da mesma forma que irá contribuir na memória e na redução da insônia.

MAGNÉSIO TREONATO: É extremamente absorvível, capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e facilmente forçar o seu caminho através das membranas celulares. O Magnésio Treonato é o melhor magnésio para o cérebro, pois auxilia na melhora do aprendizado, da memória e na cognição, reduzindo a ansiedade e o estresse. Sendo também, eficaz para a doença de Alzheimer.

CLORETO DE MAGNÉSIO: Sua absorção é bem rápida comparada com outras formas de magnésio, melhorando a saúde intestinal. Combate a prisão de ventre, pois tem ação como laxante, mas pode ser muito irritante para o intestino (veja a alternativa do Citrato de Magnésio). O cloro que nele possui, é importante para a produção do suco gástrico, usado na digestão dos alimentos que ingerimos. É um dos mais populares e mais acessíveis tipos de magnésio. Quando o Cloreto de Magnésio é manipulado em creme transdérmico (que pode ser absorvido pela pele) pode ser utilizado para diminuir a febre, sobretudo em crianças e diminuir as dores localizadas.

MAGNÉSIO CITRATO: É fundamental para a condição mineral dos ossos, sendo também, excelente para as contrações regulares do músculo cardíaco, regulando a pressão arterial. Possui facilidade na absorção pelo organismo. É excelente para regularizar o fluxo intestinal e diminuir a constipação ou prisão de ventre, já que ajuda a fluidificar as fezes, sem agredir a mucosa intestinal como pode ocorrer com o uso do Cloreto de Magnésio. Trata-se do melhor magnésio para o intestino.

Por que usar um Blend de Magnésio?

O Blend de Magnésio, que é composto pelo Magnésio Dimalato, Citrato de Magnésio e Magnésio Glicina/Quelato, é uma fonte ideal para a melhora da qualidade de vida e bom funcionamento do corpo. Ele irá auxiliar na produção de energia, melhora na fraqueza  muscular, mais disposição na prática de exercícios físicos, redução de dores, cãibras e regularizar seu fluxo intestinal.

Para você que sofre com essa falta de Magnésio no organismo, o Triplo de Magnésio seria excelente. Fazendo o uso correto desse mineral, ele irá repercutir diretamente em suas múltiplas funcionalidades citadas acima!

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=vWJYiqdci6o
https://ods.od.nih.gov/factsheets/Magnesium-Consumer/

Vitória Carvalho
Vitória Carvalho

Amante de animais, jogadora de futsal nas horas vagas, mineira, geminiana e cristã! Autêntica e verdadeira em tudo aquilo que faço. Amo me cuidar, principalmente quando se trata do cabelo!

Artigos: 2

Deixe uma resposta