Saúde masculina: saiba o que é andropausa

Saiba o que é andropausa, quais seus sintomas e por que se manifesta em alguns homens. Veja também como é o tratamento e onde encontrar opções naturais para combater os sintomas.

O que é andropausa?

A andropausa, ao contrário da menopausa (processo natural do envelhecimento feminino), não se manifesta em todos os homens e não surge em uma estreita faixa etária.

No caso, o que acontece é a diminuição na produção de testosterona (queda de, aproximadamente, 12% por década de vida).

No Brasil, a andropausa recebeu o nome oficial de Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), que corresponde ao conjunto de sintomas e sinais que surgem por conta da diminuição de androgênios no organismo masculino. Acomete homens após os 40 anos, mas, geralmente, não se manifesta em mais que 20% deles.

No Brasil, a andropausa recebeu o nome oficial de Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), que corresponde ao conjunto de sintomas e sinais que surgem por conta da diminuição de androgênios no organismo masculino. Acomete homens após os 40 anos, mas, geralmente, não se manifesta em mais que 20% deles.

Causas da andropausa

A andropausa pode ser causada por alterações nos níveis do eixo hipotálamo-hipofisário-testicular. A deficiência da testosterona advém de anormalidades nos testículos (DT primária), deficiência no hipotálamo ou na hipófise (DT secundária), ou mista (associação das duas deficiências).

Principais sintomas

Entre os principais sintomas da deficiência da testosterona, os mais comuns são:

  • Fadiga (diminuição da resistência física);
  • Diminuição da força e da massa muscular;
  • Diminuição da libido;
  •  Aumento da gordura visceral (na região abdominal);
  • Diminuição da resistência física;
  • Comprometimento da memória e outras funções cognitivas;
  • Depressão;
  • Irritabilidade;
  • Disfunção erétil;
  • Diminuição do número de ereções matinais/noturnas.

Fatores de risco da andropausa

A idade, certamente, é um dos maiores fatores de risco. Já se sabe que a incidência de andropausa é bem maior em faixas etárias mais avançadas.

Além disso, é comum que os homens sejam mais relapsos com relação à saúde em geral, principalmente com temas que rodeiam a urologia. Por conta disso, muitas vezes ignoram os sintomas e não tratam devidamente a andropausa.

Como é o tratamento?

Os homens que apresentam sintomas da andropausa terão que fazer a reposição hormonal contínua, ou seja, por toda a vida, já que a condição é crônica.

Mesmo assim, o tratamento é simples e, assim que a reposição começa, os sintomas desaparecem por completo, possibilitando ao homem ter uma vida normal.

Os homens com andropausa que pensam em fazer a reposição hormonal do tipo com hormônios sintéticos ou bioidênticos devem procurar um médico que fará o controle e acompanhamento de toda a evolução.

No entanto, existem opções naturais de reposição hormonal, que estimulam a própria produção de testosterona no homem.

A Farmácia Sempre Viva possui uma linha inteirinha dedicada ao tratamento da Andropausa, conheça todos os nossos produtos para andropausa.

Dicas para se prevenir contra o aparecimento precoce da andropausa e melhorar a saúde do homem

Algumas dicas para que o homem mantenha sua qualidade de vida elevada são:

  •  Consuma menos carboidratos, como arroz, massas, doces e pães;
  • Consuma proteínas (carnes, queijos, ovos) todos os dias, pois a andropausa causa perda de massa muscular. Existem suplementos específicos que auxiliam no ganho de massa muscular e evitam a chamada sarcopenia, dentre eles, merecem o destaque o BodyBalance, peptídeos de colágeno que permitem facilidade em sua absorção pelo organismo e o Amino MP9, uma combinação de aminoácidos que estimulam a síntese protéica, sendo mais eficiente que o Whey Protein.
  • Pratique exercícios físicos regularmente, foco em exercícios resistidos, como a musculação, no mínimo três vezes por semana;
  • Consuma frutas, verduras e vegetais todos os dias, pois são ricos em antioxidantes e previnem o envelhecimento precoce.

A maioria das dicas é relacionada à alimentação. É fundamental que os homens se conscientizem que escolhas erradas na alimentação tem impacto direto em sua saúde.

Consumir fontes saudáveis de gordura é um dos passos fundamentais para regular a produção de hormônios, como a testosterona. Neste caso considere suplementar com fontes de Ômega 3, como o Ômega 3 da Vitafor ou a combinação de fontes de gordura importantes para o homem encontradas no Ômega 3, 6 e 9 (óleo de peixe + borragem + linhaça).

Acesse mais conteúdos e conheça todos os tratamentos

A Farmácia Sempre Viva oferece uma diversidade de conteúdos relevantes sobre a saúde masculina e como potencializar a qualidade de vida do homem. Além disso, o catálogo de produtos para a saúde do Homem da Farmácia Sempre Viva conta com várias opções para auxiliar no tratamento da andropausa.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a FSV e sua linha de tratamentos masculinos e Saúde do Homem.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta