Tribulus terrestris – A polêmica de seus benefícios

O Tribulus terrestris é uma planta que é originaria da Índia. Bastante consumida e utilizada por homens e mulheres em todo o mundo por suas propriedades afrodisíacas.

Não é novidade que homens e mulheres que sofrem de falta de apetite sexual vivem em busca de soluções para o problema.

Tribulus terrestris

Existem alguns estudos; ainda não conclusivos divulgados recentemente pela mídia, que apontam a baixa eficácia do emprego do Tribulus terrestris no aumento da testosterona.

Polêmicas à parte é importante salientar que a utilização deste fitoterápico promove vários outros benefícios.

Benefícios

– Combater o cansaço físico e mental;
– Diminuir os sintomas de depressão;
– Para tratar impotência e infertilidade no homem e mulher;
– E principalmente pra aumentar a força e o vigor sexual.

Também é importante deixar claro que inúmeros estudos concluem que o uso do Tribulus terretris a longo prazo foi considerado muito seguro e só vem apresentando inúmeros benefícios para quem a toma.

O Instituto Químico-Farmacêutico em Sofia, na Bulgária é um deles. Ele vem conduzindo estudos clínicos com Tribulus terrestris, que mostraram uma melhoria nas funções reprodutoras, incluindo aumento na produção de esperma e testosterona em homens.

image

Acredita-se que o uso do Tribulus terrestris pode aumentar os níveis de testosterona através de uma estimulação natural da glande pituitária, o que promove um aumento da secreção do Hormônio Luteinizante (LH) o que leva um aumento do níveis de testosterona livre no homem e um aumento de progesterona na mulher.

O Tribulus terrestris é considerado também um adaptógeno da testosterona (quando tem a propriedade de reequilibrar o organismo toda vez que este se encontrar alterado).

Como qualquer outro fito hormônio seu uso requer cautela. Até este momento nenhuma toxicidade ou efeito negativo ocorreu quando Tribulus terrestris é usado para melhora da saúde, prazer e bem estar.

As doses diárias podem variar de caso para caso de acordo com a idade, altura, peso e entre outros fatores apresentados.

Tenha sempre um Farmacêutico de confiança para preparar e orientar sobre o tratamento. Ele e seu médico são as pessoas mais indicada para obter sempre os melhores resultados dos tratamentos.

 

Referências:

Life Sci. 2002 Aug 9;71(12):1385-96. Aphrodisiac properties of Tribulus Terrestris extract (Protodioscin) in normal and castrated rats. Gauthaman K, Adaikan PG, Prasad RN.

J Am Coll Nutr. 2001 Oct;20(5):520-8. Endocrine and lipid responses to chronic androstenediol-herbal supplementation in 30 to 58 year old men. Brown GA, Vukovich MD, Martini ER, Kohut ML, Franke WD, Jackson DA, King DS.

Publicado originalmente no site Conexão Itajubá em 25/03/2014

Por: google.com/+VivianBrunaMachadoCostafarmaceutica

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza, saúde e atividade física foco da minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês.

Vivian Costa
Vivian Costa
Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza, saúde e atividade física foco da minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês.