vários alimentos e fontes de vitamina a para a saúde

Vitamina A: descubra os incríveis benefícios para a sua saúde

O corpo humano precisa de vitamina A tanto quanto de oxigênio para viver.

vários alimentos e fontes de vitamina A para a saúde

Cada nutriente desempenha um papel e fornece benefícios. A vitamina A é fundamental para a síntese de colágeno, manutenção do sistema imunológico, renovação celular e muito mais.

Entenda para que serve a vitamina A, por que é tão importante, as principais fontes e como fazer a suplementação com segurança.

Vitamina A: o que é e por que é tão importante?

A vitamina A, basicamente, é um micronutriente solúvel em gordura, isto é, lipossolúvel. Pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal e animal ou na forma de suplemento.

Elaboramos uma lista para ilustrar para que serve a vitamina A, mas, dentre os principais benefícios, é preciso destacar o fortalecimento do sistema imunológico, o combate aos radicais livres e a regeneração de tecidos.

Ademais, esse nutriente é coadjuvante na prevenção de doenças e fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Para quê serve a vitamina A?

No corpo humano, a vitamina A desempenha papéis fundamentais, atuando em diversos sistemas para manter o organismo saudável, e é considerada um nutriente essencial à vida.

Entenda as formas como a vitamina A age e para que serve.

Ação protetora contra os radicais livres

Basicamente, a vitamina A é um potente antioxidante, ajudando o organismo humano no combate aos radicais livres, que aceleraram o envelhecimento celular.

A ação da vitamina A promove a preservação de tecidos, principalmente das células da pele, dos olhos, dos ossos e de mucosas.

Ação que inibe a inflamação e reduz o inchaço

Pela ação anti-inflamatória, a vitamina A é muito benéfica aos pacientes que se encontram com quadros sérios de inflamação. A suplementação pode representar uma melhoria significativa na condição.

O poder anti-inflamatório da vitamina A ocorre pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela preservação da integridade epitelial. O nutriente também ajuda na prevenção de inflamações cutâneas.

Manutenção da eficiência do sistema de defesa do organismo

No sistema imunológico, a vitamina A é fundamental para mantê-lo saudável e forte. Já no organismo, o nutriente estimula a capacidade de resposta do corpo à presença de agentes invasores, por meio de uma produção eficiente de anticorpos.

Nesse sentido, a vitamina A ajuda o corpo a combater vírus, bactérias e outros micro-organismos.

mulher fazendo refeição saudável

Promoção da renovação celular e regeneração dos tecidos

A renovação celular e a regeneração dos tecidos só são possíveis em razão da sintetização da vitamina A pelo organismo.

Tais processos são intrínsecos ao desenvolvimento de tecidos da pele, mucosa e dos ossos. O nutriente age promovendo renovação celular e preservação dos tecidos.

Em síntese: a vitamina A promove a reposição das células ao longo do corpo. 

Promoção da saúde ocular e prevenção de problemas relacionados à visão

Falando no assunto, o benefício da vitamina A para a visão merece um destaque especial. Ao preservar e renovar os tecidos, ajuda o organismo a manter as estruturas oculares saudáveis, incluindo a retina, o tecido conjuntivo e as córneas.

A vitamina A é muito importante para a prevenção da cegueira, hipersensibilidade à luz, cegueira noturna, etc. 

Promoção da síntese de colágeno para manutenção da saúde e firmeza da pele

A vitamina A é um dos nutrientes que estimula a produção de colágeno pelo corpo. O colágeno é uma proteína muito importante na construção de tecidos firmes e elasticidade, responsável pela manutenção, firmeza e boa aparência da pele.

Age também em cabelos, unhas, ossos, músculos e tendões, fortalecendo todos esses tecidos.

Promoção da regulagem metabólica e controle da gordura corporal

Por ser lipossolúvel, a vitamina A ajuda o organismo na regulação dos níveis de gordura. O ácido retinoico tem ação termogênica, fazendo com que o corpo queime mais gordura para realizar sua absorção.

Além disso, estudos também mostram que o ácido retinoico contribui para a movimentação dos tecidos adiposos e ajudam a prevenir o acúmulo de gordura no organismo.

Alimentos ricos em vitamina A

Há uma série de alimentos ricos em vitamina A que você pode incorporar na sua alimentação, para suprir as necessidades diárias desse micronutriente:

  • Abóbora;
  • Agrião;
  • Batata-doce;
  • Brócolis;
  • Cenoura;
  • Espinafre;
  • Fígado;
  • Gema de ovo;
  • Leite e derivados integrais;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Óleo de peixe;
  • Pimentão;
  • Tomate.

Principais fontes de vitamina A

Ressalta-se que as principais fontes de vitamina A são, em geral, vegetais, frutas, grãos e cereais, carne vermelha, leguminosas, frango, peixe, leite e derivados (os suplementos da vitamina também constituem fontes).

Deficiência de vitamina A: sintomas

A falta de vitamina A é muito perigosa para o organismo e está associada a uma série de complicações. 

Em adultos, a escassez do nutriente pode aumentar a incidência de vários tipos de câncer, acelerar o processo de envelhecimento das células, além de potencializar o risco de doenças cardiovasculares e quadros de infecções.

Um dos primeiros sintomas da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, resultado do distúrbio causado pela falta do nutriente na retina. No mais, a parte branca do olho (conjuntiva), assim como as córneas, tendem a ficar espessas e secas, condição chamada xeroftalmia.

A xeroftalmia é mais frequente em crianças e adolescentes, que podem apresentar um quadro grave de deficiência de vitamina A se a alimentação ou suplementação não for adequada.

Vitamina A: conheça o suplemento desenvolvido especialmente pela Farmácia Sempre Viva

É função da vitamina A garantir o bom funcionamento dos tecidos do organismo, mas nosso corpo não consegue sintetizar o nutriente sozinho, sendo necessário o consumo de fontes de vitamina A, como alimentos e/ou suplementos.

Pensando nisso, a Farmácia Sempre Viva desenvolveu, com exclusividade, um polivitamínico que visa suprir as necessidades diárias de vitamina A, assim como de vitaminas D e K.

Conheça o suplemento no site e saiba como ter mais saúde óssea e fortalecer o sistema imune.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta