O corpo humano precisa de vitamina A tanto quanto de oxigênio para viver.
Cada nutriente desempenha um papel e fornece benefícios. A vitamina A é fundamental para a síntese de colágeno, manutenção do sistema imunológico, renovação celular e muito mais.
Entenda para que serve a vitamina A, por que é tão importante, as principais fontes e como fazer a suplementação com segurança.
Vitamina A: o que é e por que é tão importante?
A vitamina A, basicamente, é um micronutriente solúvel em gordura, isto é, lipossolúvel. Pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal e animal ou na forma de suplemento.
Elaboramos uma lista para ilustrar para que serve a vitamina A, mas, dentre os principais benefícios, é preciso destacar o fortalecimento do sistema imunológico, o combate aos radicais livres e a regeneração de tecidos.
Ademais, esse nutriente é coadjuvante na prevenção de doenças e fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Para quê serve a vitamina A?
No corpo humano, a vitamina A desempenha papéis fundamentais, atuando em diversos sistemas para manter o organismo saudável, e é considerada um nutriente essencial à vida.
Entenda as formas como a vitamina A age e para que serve.
Ação protetora contra os radicais livres
Basicamente, a vitamina A é um potente antioxidante, ajudando o organismo humano no combate aos radicais livres, que aceleraram o envelhecimento celular.
A ação da vitamina A promove a preservação de tecidos, principalmente das células da pele, dos olhos, dos ossos e de mucosas.
Ação que inibe a inflamação e reduz o inchaço
Pela ação anti-inflamatória, a vitamina A é muito benéfica aos pacientes que se encontram com quadros sérios de inflamação. A suplementação pode representar uma melhoria significativa na condição.
O poder anti-inflamatório da vitamina A ocorre pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela preservação da integridade epitelial. O nutriente também ajuda na prevenção de inflamações cutâneas.
Manutenção da eficiência do sistema de defesa do organismo
No sistema imunológico, a vitamina A é fundamental para mantê-lo saudável e forte. Já no organismo, o nutriente estimula a capacidade de resposta do corpo à presença de agentes invasores, por meio de uma produção eficiente de anticorpos.
Nesse sentido, a vitamina A ajuda o corpo a combater vírus, bactérias e outros micro-organismos.
Promoção da renovação celular e regeneração dos tecidos
A renovação celular e a regeneração dos tecidos só são possíveis em razão da sintetização da vitamina A pelo organismo.
Tais processos são intrínsecos ao desenvolvimento de tecidos da pele, mucosa e dos ossos. O nutriente age promovendo renovação celular e preservação dos tecidos.
Em síntese: a vitamina A promove a reposição das células ao longo do corpo.
Promoção da saúde ocular e prevenção de problemas relacionados à visão
Falando no assunto, o benefício da vitamina A para a visão merece um destaque especial. Ao preservar e renovar os tecidos, ajuda o organismo a manter as estruturas oculares saudáveis, incluindo a retina, o tecido conjuntivo e as córneas.
A vitamina A é muito importante para a prevenção da cegueira, hipersensibilidade à luz, cegueira noturna, etc.
Promoção da síntese de colágeno para manutenção da saúde e firmeza da pele
A vitamina A é um dos nutrientes que estimula a produção de colágeno pelo corpo. O colágeno é uma proteína muito importante na construção de tecidos firmes e elasticidade, responsável pela manutenção, firmeza e boa aparência da pele.
Age também em cabelos, unhas, ossos, músculos e tendões, fortalecendo todos esses tecidos.
Promoção da regulagem metabólica e controle da gordura corporal
Por ser lipossolúvel, a vitamina A ajuda o organismo na regulação dos níveis de gordura. O ácido retinoico tem ação termogênica, fazendo com que o corpo queime mais gordura para realizar sua absorção.
Além disso, estudos também mostram que o ácido retinoico contribui para a movimentação dos tecidos adiposos e ajudam a prevenir o acúmulo de gordura no organismo.
Alimentos ricos em vitamina A
Há uma série de alimentos ricos em vitamina A que você pode incorporar na sua alimentação, para suprir as necessidades diárias desse micronutriente:
- Abóbora;
- Agrião;
- Batata-doce;
- Brócolis;
- Cenoura;
- Espinafre;
- Fígado;
- Gema de ovo;
- Leite e derivados integrais;
- Mamão;
- Manga;
- Óleo de peixe;
- Pimentão;
- Tomate.
Principais fontes de vitamina A
Ressalta-se que as principais fontes de vitamina A são, em geral, vegetais, frutas, grãos e cereais, carne vermelha, leguminosas, frango, peixe, leite e derivados (os suplementos da vitamina também constituem fontes).
Deficiência de vitamina A: sintomas
A falta de vitamina A é muito perigosa para o organismo e está associada a uma série de complicações.
Em adultos, a escassez do nutriente pode aumentar a incidência de vários tipos de câncer, acelerar o processo de envelhecimento das células, além de potencializar o risco de doenças cardiovasculares e quadros de infecções.
Um dos primeiros sintomas da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, resultado do distúrbio causado pela falta do nutriente na retina. No mais, a parte branca do olho (conjuntiva), assim como as córneas, tendem a ficar espessas e secas, condição chamada xeroftalmia.
A xeroftalmia é mais frequente em crianças e adolescentes, que podem apresentar um quadro grave de deficiência de vitamina A se a alimentação ou suplementação não for adequada.
Vitamina A: conheça o suplemento desenvolvido especialmente pela Farmácia Sempre Viva
É função da vitamina A garantir o bom funcionamento dos tecidos do organismo, mas nosso corpo não consegue sintetizar o nutriente sozinho, sendo necessário o consumo de fontes de vitamina A, como alimentos e/ou suplementos.
Pensando nisso, a Farmácia Sempre Viva desenvolveu, com exclusividade, um polivitamínico que visa suprir as necessidades diárias de vitamina A, assim como de vitaminas D e K.
Conheça o suplemento no site e saiba como ter mais saúde óssea e fortalecer o sistema imune.