Mais de 700 participantes na Finlândia, Suécia e Taiwan participaram em experiências destinadas a mapear suas sensações corporais em conexão com as emoções específicas, conhecida como mapas neurológicos. A pesquisa foi conduzida por psicólogos da Universidade Aalto (UA) na Finlândia.
Mapas Neurológicos
Os participantes viram palavras, vídeos, expressões faciais e histórias carregadas de emoção.
Lauri Nummenmaa, responsável pelo estudo e psicólogo do Departamento de Engenharia Biomédica e Ciência Computacional na UA, explica: “O nosso sistema emocional no cérebro envia sinais para o corpo, para que possamos lidar com determinada situação. Digamos que você vê uma cobra e você sente medo. Seu sistema nervoso aumenta o envio de oxigênio para os músculos e aumenta a frequência cardíaca para que você possa lidar com a ameaça. É um sistema automatizado. Não temos que pensar sobre isso”.
Para determinar o mapa, solicitou-se aos voluntários que pintassem em uma tela de computador as áreas do corpo que foram estimuladas por essa emoção, de acordo com as cores das emoções “básicas”:
- Azul: Triste
- Vermelho: Raiva
- Amarelo: Assustado
- Rosa: Afetuoso
- Amarelo escuro: Animado
- Verde: Feliz
É a mistura das cores que determinou o mapa das emoções na figura abaixo.
Os pesquisadores tomaram o cuidado de buscar amostras de diversas populações de países diferentes – e os resultados mostram que populações diferentes interpretam sentimentos de maneira semelhante.
É notável observar a forma como algumas emoções são semelhantes, como o orgulho e a raiva. Além disso, você verá que o amor é a única emoção, que inclui um brilho quente entre as pernas! Por que será?
Veja mais: para que serve Minoxidil
Fonte: Discover Magazine