Mapas Neurológicos revela onde você sente as emoções em seu corpo

Mais de 700 participantes na Finlândia, Suécia e Taiwan participaram em experiências destinadas a mapear suas sensações corporais em conexão com as emoções específicas, conhecida como mapas neurológicos. A pesquisa foi conduzida por psicólogos da Universidade Aalto (UA) na Finlândia.

Mapas Neurológicos

Os participantes viram palavras, vídeos, expressões faciais e histórias carregadas de emoção.

Lauri Nummenmaa, responsável pelo estudo e psicólogo do Departamento de Engenharia Biomédica e Ciência Computacional na UA, explica: “O nosso sistema emocional no cérebro envia sinais para o corpo, para que possamos lidar com determinada situação. Digamos que você vê uma cobra e você sente medo. Seu sistema nervoso aumenta o envio de oxigênio para os músculos e aumenta a frequência cardíaca para que você possa lidar com a ameaça. É um sistema automatizado. Não temos que pensar sobre isso”.

Para determinar o mapa, solicitou-se aos voluntários que pintassem em uma tela de computador as áreas do corpo que foram estimuladas por essa emoção, de acordo com as cores das emoções “básicas”:

  • Azul: Triste
  • Vermelho: Raiva
  • Amarelo: Assustado
  • Rosa: Afetuoso
  • Amarelo escuro: Animado
  • Verde: Feliz

É a mistura das cores que determinou o mapa das emoções na figura abaixo.

Os pesquisadores tomaram o cuidado de buscar amostras de diversas populações de países diferentes – e os resultados mostram que populações diferentes interpretam sentimentos de maneira semelhante.

É notável observar a forma como algumas emoções são semelhantes, como o orgulho e a raiva. Além disso, você verá que o amor é a única emoção, que inclui um brilho quente entre as pernas! Por que será?

image

Veja mais: para que serve Minoxidil

Fonte: Discover Magazine

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta