Pique para malhar e ânimo para permanecer na dieta: conheça a Griffonia simplicifolia e principalmente o 5HTP

5 HT o quê? O 5 HTP significa 5 hidroxitriptofano, um aminoácido natural, que tem ação semelhante ao triptofano, que é um precursor do neurotransmissor serotonina, proporcionando sensação de bem estar.

5 HTP Pique para malhar

Essa substância é extraída de uma leguminosa africana; a Griffonia simplicifolia e há muito tempo vem sendo utilizada para quem quer uma ajuda extra na perda de peso. Sua ação funciona assim:

1) O triptofano entra na corrente sanguínea e age no cérebro, onde aumenta a síntese da serotonina no sistema nervoso central;

2) Os níveis elevados de serotonina contribuem para garantir o prazer e melhorar o humor;

3) É claro que em períodos de dietas e início de malhação precisamos muito estar com nosso humor nas nuvens, para aguentar a mudança repentina em nosso modo de vida. Nesses períodos o que normalmente falta é nosso controle para fugir das guloseimas e ainda não ter energia para as atividades físicas, fatores em que o 5 HTP ajuda a atuar;

4) A serotonina, liberada pelo nosso organismo, diminui ataques de gula, tão comuns neste período de mudanças para melhor;

5) Favorece a liberação da leptina, hormônio da saciedade, em pequena quantidade, mas que já ajuda a diminuir o apetite.

Muitos estudos científicos foram feitos para analisar se o 5 HTP realmente auxilia no processo de emagrecimento, o que nos certifica a segurança em sua utilização. Os primeiros estudos datam da década de 1960 e só a partir de 1980 foram lançados os primeiros medicamentos no mercado.

Dentre estudos científicos sérios destacamos as seguintes conclusões:

  • A administração de 5 HTP natural pode ser seguramente utilizada no controle do apetite em mulheres com sobrepeso durante um programa de perda de peso [1].
  • O 5HTP oral pode ser utilizado como alternativas para o controle da excessiva ingestão alimentar, algumas vezes geradas pelo estresse ou quadros de ansiedade [2].
  • Uma pesquisa da Universidade de Kobe revelou que a substância diminui o apetite [3].


O 5 HTP é um medicamento da categoria dos fitoterápicos por ser extraído da Griffonia simplicifolia e pode ser encontrado em farmácias de manipulação. Mas fique atento:

> Diga adeus ao 5 HTP se você toma antidepressivos, pois a combinação do hidroxitriptofano com esse tipo de medicamento provoca confusão mental. Gestantes e lactantes também não devem fazer uso desse medicamento.

É sempre bom lembrar que é importante consultar nutricionistas, médicos endocrinologistas, ortomoleculares e principalmente seu farmacêutico de confiança. E para quem está pensando em começar a malhar e potencializar ainda mais os bons resultados, consulte um educador físico.

Concluindo, não pense que o 5 HTP ou outro medicamento para perder peso vá fazer milagres! A Griffonia simplicifolia facilita o processo e tem poucas contraindicações, mas lembre-se que nós temos que nos esforçar para fazer atividades físicas e não fugir da dieta!

Veja mais: para que serve Minoxidil

Referências

[1] RONDANELLI M, KLERSY C, IADAROLA P, MONTEFERRARIO F, OPIZZI A. Satiety and amino-acid profile in overweight women after a new treatment using a natural plant extract sublingual spray formulation. Int J Obes (Londres). 2009.

[2] AMER A, BREU J, MCDERMOTT J, WURTMAN RJ, MAHER TJ. 5-Hydroxy-L-tryptophan suppresses food intake in food-deprived and stressed rats. Pharmacol Biochem Behav. 2004.

[3] TANAKA M.; WATANABE M. Comparison of Expression of Gnffonia simplicifolia Aggulutinin-1 and Sophora japonica Agglutinin Binding Sites in Relationship with p 53 Product in Sigmo-rectal Polyps. Bull Health Sci Kobe. 1999.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta