A vitamina D é essencial para o bom funcionamento de todo o corpo. Saiba tudo sobre sua importância para o organismo, seus benefícios e como fazer suplementação.
A Vitamina D está associada a mais de 85 funções de todo o organismo, além de ser responsável pela ativação de mais de dois mil genes funcionais.
Essa vitamina é absorvida pelo corpo por meio da luz solar e possui ligação direta com 10% de todos os genes funcionais do organismo. Atualmente, a maioria das pessoas tem carência de vitamina D, justamente pela falta de exposição ao sol.
Doenças que sofrem influência direta da carência de vitamina D
As principais doenças que podem sofrer influência da hipovitaminose de vitamina D são:
- câncer de mama;
- câncer de ovário;
- câncer de próstata;
- depressão;
- diabetes;
- doença afetiva sazonal;
- doença cardíaca;
- esclerose múltipla;
- hipertensão;
- osteomalacia;
- osteoporose;
- perda de dentes;
- psoríase;
- raquitismo;
- tuberculose.
Benefícios da vitamina D ao organismo
No tratamento e prevenção do câncer
De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, bons níveis de Vitamina D podem auxiliar na prevenção do câncer, assim como em seu tratamento.
Na fertilidade feminina
As mulheres tentantes, ou seja, que desejam engravidar, precisam tomar banho de sol. De acordo com a revista científica BioMed Research International, um dos principais nutrientes fundamentais no período da gestação é, justamente, a vitamina D.
A atuação da vitamina D junto ao sistema imunológico cria um ambiente perfeito para que o embrião seja bem recebido e tenha o que é necessário para se desenvolver.
No controle de peso
Há estudos que defendem a absorção de vitamina D como parte importante do processo de perda (e controle) de peso. Essa vitamina atua como neuroprotetora e reguladora da produção de serotonina no corpo, um neurotransmissor que é capaz de:
- regular o apetite e manter a sensação de saciedade por mais tempo;
- ajudar na manutenção da qualidade do sono;
- auxiliar no tratamento da depressão e da ansiedade.
No tratamento da depressão
Como dissemos anteriormente, a vitamina D é um neuroprotetor e, graças às suas vias antioxidantes, ajuda a proteger o cérebro dos efeitos negativos de quadros depressivos (em que há altos níveis de citocinas pró-inflamatórias).
Além disso, é comum que pessoas com baixa captação de vitamina D desenvolvam sintomas como:
- desânimo;
- falta de iniciativa;
- flutuações de humor;
- irritabilidade;
- tristeza.
Importante: a vitamina D é um auxílio no tratamento, e não a solução. A depressão é uma doença séria que precisa de acompanhamento médico!
Conheça o complexo de vitamina D3 + vitamina K2 + vitamina A da Farmácia Sempre Viva para a saúde óssea e sistema imune
A Vitamina D (também conhecida por colecalciferol) tem ligação direta com a manutenção de ossos fortes e com o bom funcionamento do sistema cardiovascular e do sistema imunológico.
A principal fonte de vitamina D é o sol, mas, atualmente, as pessoas não possuem tempo hábil e nem coragem de se expor à luz solar. Uma solução viável está na suplementação de vitaminas, e a Farmácia Sempre Viva (FSV) desenvolveu a formulação perfeita, com vitamina D3, vitamina K2 MK7 e vitamina A.
Navegue pelo site para conferir o catálogo de suplementos e saiba mais sobre como a fórmula de vitamina D3 da FSV auxilia na saúde do corpo humano.
Confira também: Dong Quai (Angelica Sinensis) – B12 metilcobalamina
[…] Leia também: Vitamina D: importância para o organismo humano […]
[…] Leia também: Vitamina D: importância para o organismo humano […]
[…] A groselha negra tem benefícios que auxiliam no bom funcionamento do organismo e promove a melhora da qualidade de vida. Conheça mais sobre a fruta e saiba como encontrá-la em formato de suplemento.Leia também: Vitamina D e a sua importância para o organismo humano […]