pílulas de óleo de peixe e óleo de krill

Óleo de Peixe ou Óleo de Krill: qual é o melhor para você?

Uma pergunta comum que fazemos na compra da suplementação de Ômega 3: “qual é a diferença entre óleo de peixe e óleo de krill? Qual é o melhor?”

Tanto o óleo de Peixe quanto o de Krill são ricos em ácidos graxos essenciais. Eles são classificados como essenciais porque nossos corpos são incapazes de produzi-los, sendo necessário ingeri-los na dieta.

Existem dois tipos principais de ácidos graxos. Ômega-3 e Ômega-6. Ambos são ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa que são fundamentais para o desenvolvimento, manutenção e funcionamento diário do corpo.

No entanto, nossa dieta já é rica em Ômega-6 e bastante pobre em Ômega-3. Conseguimos Ômega-6 através de óleos vegetais como óleo de soja, milho e girassol. Altas ingestão de Ômega 6 e baixa ingestão de Ômega 3 é prejudicial ao corpo e a principal consequência é inflamar o corpo.

Os efeitos dessa inflamação é diferente de pessoa para pessoa. Algumas ficam acima do peso, outras podem ter inflamação no intestino com aumento da permeabilidade intestinal, outras inflamam o endotélio vascular, outras ainda sofrem com inflamação nas articulações  (artrite) e o quadro se agrava pois as inflamações podem ocorrer em vários locais.

Óleo de peixe

Infelizmente os óleos de peixe diferem muito em qualidade e preço. Um óleo de peixe de boa qualidade passa por um processo de purificação para remover contaminantes, com atenção ao nível de EPA e DHA. 

Um dos principais contaminantes dos peixes são os metais pesados.

Este processo é a razão pela qual os óleos de peixe de melhor qualidade são mais caros, pois o processo de fabricação envolve filtração, destilação molecular e testes – deixando o produto mais puro, com altas taxas de DHA e EPA, se comparados aos óleos de peixe de grau inferior.

Por conta desta preocupação de médicos, nutricionistas e consumidores, a indústria criou certificações para os suplementos de Ômega 3 como a IFOS (International Fish Oil Standards Program).

Óleo de Krill

O óleo de Krill está no mercado a menos tempo que o óleo de peixe, sendo mais raro.

Há muita confusão sobre se é mais superior que o óleo de peixe devido à forma como é comercializado e anunciado pelos fabricantes. Como o óleo de peixe, também contém altos níveis de ômega-3.

Os fatores de diferenciação entre o óleo de peixe e de krill é a presença de um nutriente que é encontrado na classe da vitamina B chamado colina. Além disso, o óleo de krill é rico em astaxantina, um potente antioxidante.

Devido a natureza fosfolipídica do óleo de krill, sua absorção parece ser melhor que o óleo de peixe. As moléculas do óleo de krill se misturam melhor à água, já o óleo de peixe forma duas fases bem definidas, o óleo não se mistura à água.

Resumo: Óleo de Peixe vs. Óleo de Krill

Os tipos de peixe que são mais comumente usados para fazer suplementos de óleo de peixe incluem: salmão, fígado de bacalhau, cavala, sardinha, linguado e arenque.

Krill é crustáceo, parecido com um camarão que é usado para fazer óleo de krill, outra fonte marinha de gorduras ômega-3. O óleo de krill tem uma cor vermelha e contém naturalmente astaxantina, um potente antioxidante.

Embora o óleo de peixe e de krill forneça ômega-3, eles são de diferentes formas químicas.

O tipo encontrado no óleo de peixe é principalmente triglicerídeos, enquanto o tipo encontrado no óleo de krill é principalmente na forma de fosfolipídios. Isso parece mudar a forma como as gorduras são absorvidas.

Algumas pesquisas sugerem que o óleo de krill pode ser melhor absorvido do que o óleo de peixe. No entanto, são necessárias mais pesquisas para realmente concluir que o óleo de krill tem melhor absorção.

E então qual é recomendado?

Recomendamos ambos!

O mais importante, porém, é garantir que você compre um suplemento de alta qualidade. 

Existem vários óleos de peixe e krill no mercado com diferenças significativas de qualidade.

Uma dica é “ciclar” o consumo entre óleo de peixe e o óleo de krill. Essa alteração de consumo do tipo de óleo pode melhorar a capacidade do seu corpo em absorver os nutrientes destes óleos e ainda contar com os benefícios dos dois.

Imagem padrão
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 308

Deixe uma resposta